quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CINE JORNAL ABC - Panorama do Cinema Japonês no Cine Eldorado (Diadema - SP)


No dia Dia 27/10, sábado, às 15hs.; no CINE ELDORADO - NA SALA DO AUDIOVISUAL/PONTO DE CULTURA SAMBACINE - foi realizado o workshop PANORAMA DO CINEMA JAPONÊS com SÉRGIO ALPENDRE.





Sérgio Alpendre falando de um filme Japonês - Fotos: Diaulas Ullysses


 O SESC São Caetano em Parceria com o Cine Eldorado/Secretaria de Cultura de Diadema ofereceu um maravilhoso encontro sobre CINEMA JAPONÊS – e tivemos a honra de receber nosso orientador/palestrante SÉRGIO ALPENDRE – que nos levou ao universo desse fascinante mundo da cinematografia japonesa.



 Sérgio Alpendre exibindo um filme Japonês - Fotos: Diaulas Ullysses


O projeto VOLTA AO MUNDO PELO CINEMA vem trazer para a comunidade de Diadema e região um pouco da cinematografia mundial e de suas obras de referência – para que mais pessoas possam apreciar conhecer e ter acesso a um tipo de cinema que não está muito no cardápio das emissoras de TV aberta e tão pouco nos cinemas da região do Grande ABC. 


 



                      Sérgio Alpendre exibindo o 2º um filme Japonês - Fotos: Diaulas Ullysses

O Workshop muito bem conduzido pelo Sérgio Alpendre - que alias foi generoso e dedicado com a comunidade de Diadema, cuidando pra que ninguém ficasse de fora do entendimento sobre a delicadeza e as grande obras do cinema japonês - forneceu um panorama desse cinema riquíssimo e muito elogiado, mas pouco visto e discutido, mas que possui uma riqueza de detalhes e um força cinematográfica sem precedentes. Ele comentou sobre diretores da antiga escolha de cinema - com suas obras de referencia - passou pelo que chamou de Nouvelle Vague Japonesa e como o cinema hoje se tornou algo mais comercia e sem a força das imagens e sutilezas dos antigos diretores.






                        Sérgio Alpendre e a comunidade de Diadema - Fotos: Diaulas Ullysses


Um grupo coeso de 10 pessoas estiveram nesse workshop e ficaram deslumbrados, tanto que a Ana Paula Isai me falou assim: “Um cara desse nível, tinha de ministrar um curso mais longo em Diadema – cara, ele é muito bom. Parabéns ao Cine Eldorado e ao SESC São Caetano pelo profissional (Sérgio Alpendre) que veio falar de Cinema Japonês – amei de paixão!”.


Isso sim, faz a gente pensar e continuar batalhando por trazer e difundir uma cultura cinematográfica da diversidade para a cidade de Diadema e Região – porque sabemos que só tendo acesso a esse mundo de informações audiovisuais, que a comunidade poderá ter contato e entendimento sobre o cinema mundial.





Quero agradecer a equipe do Sesc São Caetano, equipe do Cine Eldorado, equipe do Ponto de Cultura Sambacine e a equipe do Centro Cultural Eldorado que juntos compartilham dessa busca de uma ação de cinema e vídeo, de qualidade, e com diversidade, para a cidade de Diadema e região.


                                   


Textos e Fotos: Diaulas Ullysses (CINE JORNAL ABC / Canal 100)


Apoio: Setorial do Audiovisiual de Diadema

Registro Audiovisual: Difilme Digital






Nenhum comentário:

Postar um comentário